Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Ponte Rio-Niterói integra programa Amigo do Clima

Publicado em 04 de dez de 2019 às 14:03

A operação da Ponte Rio-Niterói é carbono zero. Desde que começou a administrar a rodovia, em junho de 2015, a concessionária Ecoponte neutraliza as emissões de gases de efeito estufa provenientes da operação da Ponte Rio-Niterói e do consumo de energia elétrica com a compra anual de 535 unidades de créditos de carbono. O Amigo do Clima é um programa ambiental voluntário, com o objetivo de garantir a transparência e rastreabilidade de atividades de responsabilidade climática. A concessionária está com campanha de divulgação na rodovia sobre a iniciativa.

 

O volume comprado equivale a 535 toneladas de gás carbônico (CO2) equivalentes ou à emissão de proveniente do consumo de 3905 MWh anuais. Esta energia é suficiente para abastecer com energia elétrica durante um ano uma cidade com cerca de cinco mil habitantes.

 

A campanha faz parte de um conjunto de medidas que a Ecoponte adota há quase cinco anos com o objetivo de promover a preservação e educação ambiental, e também fomentar o ecoturismo, dentre outras ações.

 

Pelo terceiro ano seguido, a concessionária encerrou as atividades letivas do EcoViver, projeto do Grupo EcoRodovias desenvolvido em unidades das redes municipais de educação do Rio de Janeiro e de Niterói. O projeto consiste em capacitar os professores das escolas participantes com os conceitos de educação ambiental. Os professores inserem os conhecimentos em suas disciplinas e os aplicam em sala de aula. Assim, os alunos desenvolvem ações de preservação do meio ambiente dentro e fora da escola. Somente em 2019, o EcoViver foi realizado em quase 30 escolas de Ensino Fundamental das duas cidades.

 

Em parceria com a administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), principal unidade de conservação ambiental de Niterói, a Ecoponte sinalizou o início de todas as trilhas da cidade, dentre elas Costão de Itacoatiara e Morro das Andorinhas. E nos próximos dias, a concessionária conclui a sinalização de toda a extensão das cinco principais trilhas do Peset, dentre elas Costão e Morro das Andorinhas, em Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói.

 

E por fim, a Ecoponte mantem a certificação ISO 14001, voltada para empresas que cuidam e desenvolvem ações de não agressão ao meio ambiente.