Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br
Publicado em 16 de set de 2024 às 09:00
A Ecoponte realizou no último domingo, 15/09, um exercício simulado de acidente com múltiplas vítimas em parceria com o Hospital Icaraí. O objetivo da ação foi aprimorar os procedimentos de socorro na rodovia e reforçar a cooperação entre as equipes de atendimento em casos de acidentes de grandes proporções. Além disso, o evento trouxe visibilidade para a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, que em 2024 conscientiza motoristas sobre os perigos de dirigir em alta velocidade.
A atividade contou com um caminhão-pipa, que foi caracterizado como um veículo de combustível e que colidiu com uma motocicleta. Além disso, um veículo capotado simulou um incêndio de forma controlada. A operação foi concluída com o resgate das vítimas, representadas por atores, com o apoio de cinco ambulâncias, uma van e uma motolância. As supostas vítimas foram divididas em três categorias: verde, amarela e vermelha, conforme o grau de gravidade dos ferimentos e encaminhados simultaneamente para o Hospital Icaraí.
A atividade envolveu equipes operacionais, de Engenharia e Sustentabilidade da concessionária, além da Polícia Rodoviária Federal - PRF e Corpo de Bombeiros de Niterói.
O Gerente de Engenharia e Atendimento ao Usuário da Ecoponte, Jean Rodrigues, explica que esses simulados são fundamentais para garantir a eficácia entre os diferentes serviços de emergência. "Essas atividades nos permitem identificar e corrigir falhas nos protocolos, aprimorar o tempo da ocorrência e garantir que todos os envolvidos estejam preparados para agir de forma rápida e eficiente em situações reais. Além disso, eles ajudam a testar e melhorar nossos sistemas de comunicação e logística, essenciais para minimizar o impacto de um acidente e proteger vidas".