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Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Ecoponte inicia demolição de galpões do Arsenal de Guerra do Rio para construir ligação da Ponte com a Linha Vermelha

Publicado em 31 de jul de 2018 às 15:25

A concessionária Ecoponte iniciou a demolição dos galpões do Arsenal de Guerra do Rio, na Zona Portuária do Rio, em prosseguimento à construção da alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha. Há cerca de um mês, a Ecoponte já tinha começado a fazer as fundações na área do Arsenal de Guerra. A alça de ligação da Ponte com a Linha Vermelha sairá da Reta do Cais, na altura do pórtico 3, e seguirá a partir do Arsenal de Guerra com conexão à Linha Vermelha na altura do Parque Alegria. O viaduto terá 2,5 km de extensão em trecho elevado, duas faixas de rolamento, e prevê a geração de cerca de 1,5 mil empregos diretos.

Inicialmente, conforme previsto no edital de concessão da Ponte, o traçado da alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa a remoção de diversos túmulo, e desapropriação de 300 imóveis. A concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo traçado, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O novo traçado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio e ANTT, provocará impacto social mínimo, pois reduzirá substancialmente o número de desapropriações de imóveis particulares e não passará mais pelo Cemitério.

Além de oferecer uma ligação direta da Ponte para a Linha Vermelha, a alça deverá melhorar a saída da Ponte para Avenida Brasil e entorno: cerca de 20% do fluxo da Ponte em direção ao Rio acessa a Linha Vermelha pela Brasil, o que corresponde a 15 mil veículos por dia.

 

Obras da Avenida Portuária também em andamento

Ao iniciar a construção da alça, a Ecoponte começa também a construir a Avenida Portuária, via exclusiva para veículos de carga que seguem pela Avenida Brasil em direção ao Cais do Porto. Com 3,2 km de extensão, a Portuária terá 2,5 km de trecho compartilhado com a alça, sairá de Manguinhos e se estende até o portão 32 do Cais do Porto. A via terá duas faixas de rolamento, sendo uma para cada sentido, e estimativa de tráfego de 2,6 mil veículos de carga por dia. Os investimentos para a construção da alça da Linha Vermelha e da Avenida Portuária são de cerca de R$ 450 milhões e as obras deverão ser realizadas até o segundo semestre de 2020.

Os trechos elevados terão gabarito mínimo de 5,5 metros de altura, e cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura. Os novos trechos serão incorporados à Ponte Rio-Niterói e ficarão sob responsabilidade da Ecoponte, que estenderá todos os seus serviços a ambos (monitoramento por câmeras, atendimentos médico e mecânico, manutenção, etc).