Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: (21) 3478-9400 ou imprensa@ecoponte.com.br

Ecoponte conclui construção da alça ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha

Publicado em 13 de fev de 2020 às 18:30

 

A concessionária Ecoponte concluiu a construção da alça de ligação da Ponte com a Linha Vermelha, que será inaugurada no dia 15 de fevereiro. O viaduto tem 2,5km de extensão em trecho elevado e duas faixas de rolamento. O novo acesso deverá melhorar o fluxo da Ponte na chegada ao Rio de Janeiro, pois cerca de 15 mil veículos acessarão o viaduto diariamente, sem precisar passar pelo início da Avenida Brasil em direção à Zona Oeste do Rio. Só poderão acessar a alça os veículos que têm permissão de passar na Linha Vermelha (veículos coletivos e de passeio).

 

A iluminação é composta por 113 luminárias de LED e nos próximos dias será finalizada a sinalização da pista. A alça terá gabarito mínimo de 5,5 metros de altura e cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura.

 

Inicialmente, conforme previsto no edital de concessão da Ponte, o traçado da alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa a remoção de diversos túmulo, e desapropriação de 300 imóveis. A concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo traçado, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O traçado definitivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio e ANTT, provocou impacto social mínimo, pois reduziu substancialmente o número de desapropriações de imóveis particulares, e não precisou mais passar pelo Cemitério.

 

Revitalização no Caju e Avenida Portuária

 

Em continuidade ao empreendimento, a Ecoponte investirá também R$ 6,5 milhões em obras de reurbanização e drenagem no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, na região de abrangência no trecho municipal da construção da alça. Os trabalhos incluem pavimentação de ruas, implantação de novo sistema de drenagem, construção de áreas de lazer e melhorias no sistema viário, dentre outras melhorias. O projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura do Rio e os trabalhos já foram iniciados.

 

A concessionária segue ainda a construção da Avenida Portuária, via expressa com dois sentidos exclusiva para veículos de cargas que ligará Manguinhos, na Avenida Brasil, com o portão 32 do Cais do Porto, no Caju. A Avenida Portuária está com 75% da obra concluída será entregue em agosto de 2020.  O investimento da concessionária é de R$ 450 milhões na alça de ligação da Ponte para a Linha Vermelha e na Avenida Portuária.