Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Mergulhão da Praça Renascença aberto ao tráfego a partir do dia 19

Publicado em 16 de ago de 2017 às 19:06

O Mergulhão da Praça Renascença estará aberto ao tráfego a partir do sábado (19/8). Depois de dez meses de obra, a concessionária Ecoponte e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio da Prefeitura de Niterói, abrem ao tráfego o mais novo equipamento de mobilidade urbana da cidade, localizado no Centro (em frente ao Porto de Niterói), próximo à Ponte Rio-Niterói. A nova passagem subterrânea será incorporada ao trecho da Ponte e tem o objetivo de desafogar o tráfego principalmente de coletivos que vêm do Terminal João Goulart pela Avenida Feliciano Sodré em direção à Avenida do Contorno e Alameda São Boaventura.

A obra faz parte do novo contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói, assinado em 2015 com validade de 30 anos. O investimento para a construção do Mergulhão foi de cerca de R$ 70 milhões, e cerca de 500 empregos diretos foram gerados com a obra. O novo equipamento de mobilidade tem 511 metros de extensão, 150 metros de trecho subterrâneo e três faixas de rolamento com três metros e meio de largura cada. O Mergulhão terá iluminação de LED, moderno sistema de drenagem e a operação será da concessionária Ecoponte, responsável também pelo monitoramento 24h do trecho.

O limite de velocidade do Mergulhão da Praça Renascença será 40 km/h, que deverá ser acessado por quem trafega pela Avenida Feliciano Sodré e Rua Manoel Pacheco de Carvalho em direção à Alameda. A passagem subterrânea estará disponível para veículos de passeio, de carga, motocicletas e, principalmente, coletivos. O Mergulhão irá desafogar o tráfego na região, ao descartar a necessidade do sinal no cruzamento das Avenidas Feliciano Sodré e Jansen de Melo.

Com a conclusão do Mergulhão, a Praça Renascença ganha também novos tratamentos paisagístico e urbanístico. E como contrapartida ambiental da obra, a Ecoponte plantou cerca de mil espécies nativas de Mata Atlântica (ipês, pau brasil, aroeira, etc) no entorno do Mergulhão e reativou o Viveiro de Mudas do Horto do Fonseca, que produzirá mais de 10 mil mudas por ano para ações socioambientais em Niterói.

MUDANÇAS NO TRÁFEGO DO ENTORNO:

- Os veículos provenientes da Feliciano Sodré e Manuel Pacheco de Carvalho deverão acessar o Mergulhão para seguir em direção à Contorno ou Alameda São Boaventura.

- Quem vier da BR 101 em direção à Contorno poderá acessar o novo retorno antes da Praça Renascença para seguir em direção à via.

- O motorista que vier da BR 101 ou da Ilha da Conceição em direção à Alameda São Boaventura deverá seguir pela Jansen de Melo, acessar a Rua Heitor Carrilho, depois a Manuel Pacheco de Carvalho e acessar o Mergulhão.

- Quem vier da Zona Sul pela Jansen de Melo em direção à Alameda deverá dobrar à direita na Rua São Lourenço (na altura da Avenida Marechal Deodoro), depois na Avenida Benjamin Constant e dobrar à direita para acessar a Alameda.

Acesse o vídeo clicando aqui .