Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Ecoponte prepara sua primeira Operação Carnaval com reforço de efetivo

Publicado em 02 de fev de 2016 às 11:55

A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, prepara sua primeira Operação Carnaval. Para atender os usuários que trafegarão pela via na véspera, durante e após os dias de folia, a Ecoponte contará com reforço de efetivo. De quarta-feira (3/2) a segunda-feira (15/2), a concessionária disponibilizará guinchos leves extras (12 no total) e terá 50% de reforço do efetivo para melhor atender seus usuários.

No período, a expectativa da concessionária é que 1,8 milhão de veículos trafeguem nos dois sentidos da Ponte. O pico de saída para as praias da Região dos Lagos será no sábado (6), quando aproximadamente 100 mil veículos deverão cruzar a Ponte. Na quinta (4) e sexta (5), o volume de tráfego deverá ser de 90 mil e 89 mil, respectivamente. O domingo (7) passa a ser uma opção para os usuários, quando a expectativa cai para 72 mil veículos em direção a Niterói.

Para a volta, a Quarta-Feira de Cinzas (10) e a quinta (11) serão dias de grande movimentação em direção ao Rio, quando 86 mil e 87 mil veículos seguirão, respectivamente, em direção ao Rio. E no fim de semana seguinte ao Carnaval, a expectativa é que 89 mil veículos sigam em direção à capital fluminense. Segundo as projeções da concessionária, os melhores dias para a volta serão sexta (12), com 73 mil, e sábado (13), com 72 mil veículos seguindo em direção ao Rio.

A Ecoponte recomenda seus usuários a conferirem as condições do tráfego na Ponte Rio-Niterói antes de acessá-la. A concessionária disponibiliza gratuitamente as informações no aplicativo do Grupo EcoRodovias nas plataformas iOs (iPhones, na app store) e android (demais smartphones, na play store). Além do aplicativo, as informações estão disponíveis no perfil do Twitter (@_ecoponte) e no site (www.ecoponte.com.br).

A concessionária orienta os usuários a, antes de saírem de casa, checarem as condições do veículo. Os motoristas devem estar atentos a itens como calibragem dos pneus (inclusive estepe), níveis de óleo e combustível, sistema de freios, extintor de incêndio, limpadores de para-brisa, e sistemas de sinalização como setas, faróis e lanternas, que são importantes para chegar ao destino sem transtornos.

Em caso de pane mecânica na Ponte, os usuários devem priorizar a parada nos recuos de emergência que existem ao longo da rodovia. Caso não seja possível, a recomendação é parar na faixa da direita, ligar o pisca-alerta, desembarcar pelo lado do carona (todos os ocupantes) e permanecer 20 metros após o veículo, encostando na mureta lateral. O telefone 24h para emergências é o 0800 77 76683.

O limite de velocidade na Ponte é 80 km/h. A fiscalização é feita pela Polícia Rodoviária Federal, que opera radares móveis no trecho. E a PRF fiscaliza, por videomonitoramento, outras irregularidades, tais como veículos de carga trafegando fora do horário permitido e a passagem em trechos proibidos.