A Ecoponte é a principal ligação entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e interior do Estado, sobretudo com a região dos Lagos e litoral norte Fluminense.

Pesquisa de Satisfação 2017

Sobre a Ponte

A Ponte Rio-Niterói é a principal ligação entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e interior do Estado, sobretudo com a região dos Lagos e litoral norte Fluminense.

Desde 1° de junho de 2015, o trecho é administrado pelo Grupo EcoRodovias, sob o edital de concessão N° 01/2015 - Concessão da rodovia federal BR-101/RJ, trecho Acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Niterói) - Entr. RJ-071 (Linha Vermelha).  A partir disto, cabe à empresa a exploração e manutenção do sistema rodoviário de 13,2 km de extensão e 10 quilômetros de acessos, além da prestação de serviço aos mais de 150 mil veículos recebidos na Ecoponte diariamente.

A Ponte Rio-Niterói é um marco da capacitação da engenharia nacional. Inaugurada em 1974, ela ainda detém alguns recordes importantes:

• A maior ponte do Hemisfério Sul;

• O maior vão em viga reta contínua do mundo: o vão central de 300 metros de comprimento e 72 metros de altura;

• A mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 km de cabos no interior de sua estrutura;

• Uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), por conta de seu comprimento, largura e a altura dos pilares e das fundações submersas cravadas na rocha do fundo da Baía de Guanabara.