A Ecoponte é a principal ligação entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e interior do Estado, sobretudo com a região dos Lagos e litoral norte Fluminense.

Pesquisa de Satisfação 2017
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Dúvidas

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  • 1. Quem tem direito à isenção de tarifas de pedágio?
  • Resposta:

    De acordo com a Resolução ANTT 5.016, de 18 de fevereiro de 2016, são isentos do pagamento de tarifas de pedágio os veículos oficiais utilizados pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações, bem como do Corpo Diplomático.

    Os veículos do Corpo Diplomático e os veículos oficiais devidamente identificados com placas azuis com caracteres brancos, brancas com caracteres pretos ou pretas com caracteres dourados, na forma da Resolução Contran nº 231, de 15 de março de 2007, terão o direito de passar gratuita e automaticamente pelas praças de pedágio, sem que lhes seja exigido cadastramento prévio.

    Os veículos oficiais contratados de prestadores de serviço deverão ser cadastrados previamente pelos órgãos públicos junto às concessionárias das rodovias por onde seus veículos necessitam transitar, por meio da apresentação dos seguintes documentos:

    I – Cópia do Certificado de Licenciamento do Veículo (CLV);

    II – Cópia do contrato de locação dos veículos;

    III - Requerimento contendo marca, modelo, ano de fabricação e cor predominante do(s) veículo(s) e indicando o responsável pela solicitação, seu cargo ou função, telefones de contato e endereços físico e eletrônico;

    IV - Em caso de Autarquia e Fundação Pública, cópia da norma que a instituiu, e também da certidão de registro civil, quando se tratar de fundação pública de direito privado.

    Esta documentação, no caso de pedido de isenção para a Ponte Rio-Niterói, juntamente com Ofício solicitando a isenção, devem ser entregues na sede da Ecoponte que fica na Rua Mário Neves n° 01 -  Ilha da Conceição - Niterói / RJ CEP 24.050-290, aos cuidados do Sr. Wilson Castilho, gerente de Contratos.

  • 2. Por que o guincho não pode me remover até a minha casa?
  • Resposta:

    O contrato de concessão prevê que a concessionária disponibilize guinchos ou veículos para atendimentos de emergência, que retirem o usuário da rodovia e o desloque até um ponto de apoio próximo, onde possa buscar a solução para o problema do veículo. Não é possível uma remoção até a casa ou oficina de confiança de cada usuário, porque o serviço prestado pela Ecoponte é focado em tirar o usuário da área de risco e os recursos precisam estar sempre disponíveis para os atendimentos na rodovia.

  • 3. Qual o órgão responsável pela fiscalização da ponte Rio-Niterói?
  • Resposta:

    A Ecoponte não tem poder de polícia no trecho concedido. A abordagem aos veículos infratores ou vendedores ambulantes, eventual apreensão, guarda ou cautela das mercadorias vendidas indevidamente pelos ambulantes, são atribuições da Polícia Rodoviária Federal. 

     

    A concessionária disponibiliza para a PRF, as imagens através de um sistema de câmeras distribuídas ao longo da via, que facilita a identificação de irregularidades e também recursos tecnológicos para o monitoramento 24h/dia da rodovia.

     

    A Ecoponte reafirma a busca incessante pela prestação de serviços de qualidade, o empenho e disposição em colaborar junto às autoridades policiais.

  • 4. Gostaria de obter imagens de acidentes ou dados de acidentes na rodovia, como faço?
  • Resposta:

    Esclarecemos que as câmeras instaladas na Ecoponte são utilizadas para monitoramento das rodovias e que, por questões de sigilo da política interna da empresa, não fornecemos imagens registradas ou informações de nossos relatórios, senão em atendimento a eventuais ordens judiciais expedidas pelos competentes órgãos públicos.

  • 5. Para quem posso reclamar dos serviços prestados pela concessionária?
  • Resposta:

    As reclamações, solicitações, elogios, informações e sugestões podem ser feitos diretamente para a Ecoponte, através da área de Ouvidoria. O registro pode ser feito via e-mail: ouvidoria@ecoponte.com.br

    O telefone 0800 77 PONTE ou 0800 77 76683 deve ser utilizado somente no caso de atendimento e comunicação de emergências.

  • 6. Estou com problemas no tag ou nas faturas de cobrança automática do meu veículo. Quem devo procurar?
  • Resposta:

    A Ecoponte não administra nenhuma operadora de cobrança automática. As responsáveis pelo serviço de cobrança automática de pedágio em todo o estado do Rio de Janeiro são:

    Sem parar
    www.viafacil.com.br

    Autoexpresso (dbtrans)
    https://www.autoexpresso.com.br/site/

    Conect Car
    http://www.conectcar.com/Institucional/home.html

    Passe Expresso/ Lamsa

    http://www.passeexpresso.com.br/index.php/fale-conosco

  • 7. Quais são os horários permitidos para a passagem de caminhões na Ponte Rio-Niterói?
  • Resposta:

    A Resolução Nº 2294 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) restringe o tráfego de veículos de carga na Ponte Rio - Niterói de acordo com a quantidade de eixos.
    Caminhões "toco" (dois eixos) estão proibidos de passar pela Ponte das 4h às 10h da manhã, somente no sentido Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira. No sentido Niterói não há restrição de horário para passagem.

    Enquanto os "truck" ou "trucados" (três ou mais eixos) não podem transitar na rodovia das 4h às 22h, em ambos os sentidos e dia da semana - e independentemente da carga ou da suspensão de um dos eixos.

    Resolução da ANTT sobre o tráfego de caminhões na Ponte Rio-Niterói:
    appweb2.antt.gov.br/resolucoes/03000/resolucao2294_2007.htm

  • 8. Quem fiscaliza o trabalho da concessionária Ecoponte?
  • Resposta:

    A Ecoponte é fiscalizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O contato com o órgão fiscalizador é através do e-mail: ouvdoria@antt.com.br ou pelo número 166.

  • 9. Como encaminho meu currículo para trabalhar na Ecoponte?
  • Resposta:

    Para que possamos receber seu currículo, você deve encaminhá-lo para o e-mail seleção@ecoponte.com.br ou clicar na aba "trabalhe aqui". 

  • 10. A Ponte Rio-Niterói é fiscalizada por radar?
  • Resposta:

    Atualmente a Ponte é fiscalizada por radares móveis, que são operados pela Polícia Rodoviária Federal. No entanto, de acordo com a Resolução 471, de 18 de dezembro de 2013, do Contran, a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, poderá autuar condutores e veículos, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento.

     

     

     

  • 11. Por que não se emite nota fiscal na praça de pedágio?
  • Resposta:

    A Ecoponte é uma empresa prestadora de serviços, que recolhe  ISS (imposto municipal) para todos os municípios presentes no trecho de concessão. O recibo emitido pela concessionária, segundo a legislação da Receita Federal, é suficiente para todo o fim necessário de comprovação de pagamento.  

  • 12. Qual o número da área administrativa da Ecoponte?
  • Resposta:

    Para entrar em contato com a sede administrativa da Ecoponte, é necessário telefone (21) 3478-9400.

  • 13. Qual o telefone da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal?
  • Resposta:

    O telefone da 2° Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, que fica localizada na Ponte Rio Niterói é (21) 3503-2321.

  • 14. Posso parar na Ponte Rio-Niterói para tirar foto ou dar carona?
  • Resposta:

    De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 181: "é proibido parar/ estacionar na pista de rolamento de estradas, rodovias, vias de trânsito rápido e vias dotadas de acostamento, exceto em situações de emergência."

  • 15. Qual o procedimento para passar pela Ponte com carga especial?
  • Resposta:

    O usuário deve acessar o site do DNIT, órgão responsável pelas Autorizações Especiais de Trânsito (AET), através do endereço eletrônico https://siaet.dnit.gov.br/ .

  • 16. Qual o endereço da sede da Ecoponte?
  • Resposta:

    A sede da Ecoponte está localizada na Rua Mário Neves, n°1 - Ilha da Conceição, Niterói - Rio de Janeiro. 

  • 17. O que devo fazer quando meu carro apresentar pane na Ponte Rio-Niterói?
  • Resposta:

    Procure um dos recuos existentes na Ponte, caso não consiga chegar até um deles:

     

    1º - Pare o veículo na faixa da direita;

    2º - Saia do veículo pelo lado do carona;

    3º - Coloque o triângulo a aproximadamente 30 metros do veículo (se sentir segurança);

    4º - Se posicione  20 metros à frente do veículo e aguarde o socorro chegar.

     

    A Ponte Rio Niterói é 100% monitorada por câmeras e a concessionária conta ainda com o Disque Ecoponte (0800 77 76683), telefone 0800 que funciona 24h por dia.

  • 18. Qual tipo de embarcação pode passar por baixo da Ponte Rio-Niterói?
  • Resposta:

    O tráfego de embarcações na Baía de Guanabara, inclusive por debaixo da Ponte Rio-Niterói, é regulamentado pela Capitania dos Portos. Confira todas as informações na portaria da CPRJ: http://www.mar.mil.br/cprj/arquiv/npcp/cap4.pdf​ 

DISQUE ECOPONTE 0800 77 PONTE
0800 77 76683
Deficiente Auditivo 0800 77 76684